SOBRE SER JORNALISTA


Fiz jornalismo por gostar muito de escrever. Depois de um tempo concluí que eu nem precisava ter graduado pra continuar fazendo o que eu sempre amei. Aí já era tarde porque depois que a gente tem a oportunidade de desenvolver tudo que aprende na faculdade, a paixão é inevitável. 


Eu converso com o jornalismo de forma muito singular e a gente se entende bem. Eu amo quando tenho oportunidade de escrever para revistas porque são poucas as coisas que me deixam tão feliz. A sensação de finalizar um texto é incrível. É lindo! É muito lindo. Ser jornalista é foda! Faço release felizona e me encontro, seja falando sobre saúde, sapato, evento e até mesmo de esporte - nunca imaginei, inclusive. 

Uma das coisas que o jornalismo me agregou é que não adianta nada só gostar de escrever, e isso é muito mais legal do que só escrever. Há tanto por trás de um texto que tenho certeza que quem lê, nem imagina. Um texto jornalístico não é redação que se aprende na escola e acho que vou morrer dizendo isso. Tem técnica e não adianta dizer ao contrário, tem que ter paixão, nem que seja por um dos 12 tipos de lead.  Informação, dados, fonte, personagem, e mais uma vez, paixão. Se não tiver paixão, não rola. 

Jornalismo não é fácil porque mesmo com muitos anos de formada e com experiência a gente não consegue ser perfeita, mas talvez seja isso que motive a ser um pouquinho melhor a cada dia, mesmo na correria ou naquelas tardes que mentalmente falo "Meu Deus, prq eu não fiz medicina?". Graças a Deus eu não fiz e a gente se encontrou, o jornalismo e eu. 

Enquanto eu não sou a jornalista que eu sonho em ser, e ouso dizer que estou um pouco longe, vou deixando um pouquinho de mim por aí, em palavras, textos, releases, posts e matérias. 

Sempre tive orgulho em ser jornalista porque informar é uma das coisas mais legais do mundo. Eu sou o meme vivo da Maysa que diz "Meu querido, eu sou cantora". O meu é "Meu querido, eu sou jornalista". hahaha.

Esse sete de abril tem um gostinho a mais pra quem vive da informação. Muitos profissionais estão nessa guerra invisível que o mundo enfrenta, e eu fico muito orgulhosa porque seguem de forma impecável.


Celebro o dia de hoje com muito orgulho e resistência porque assim como eu, o jornalismo também não é perfeito. Um feliz dia para meus amigos e colegas de profissão, vcs me inspiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário