VANTAGENS DE TER UM PLANNER

Foto: Malena Flores
Ano novo chegou e é hora de definir as metas e se organizar para os próximos 366 dias - ou menos, considerando que estamos caminhando na primeira semana de Janeiro. Para "ajudar" na organização, em mais um ano vou usar um planner, e resolvi fazer esse post para falar sobre as vantagens de se ter um, já que muitas pessoas desconhecem o método e tem curiosidade pra saber que "djabéisso".

O planner é para quem busca uma vida mais organizada e consequentemente, produtiva, afinal, para conseguir fazer tudo que deseja e mais, é preciso o mínimo de organização. Euzinha, Caprianja, tô sempre em busca de algo que me faça sentir mais no eixo. Há quem prefira fazer tudo online por meio de aplicativos e agendas no Smartphone ou até mesmo no computador, e há os que prefiram anotar tudo em algo físico. Eu estou nesse segundo grupo, me traz mais segurança de que não vou perder nenhum registro.

É o segundo ano que eu decido utilizar um planner. O primeiro que comprei foi da Enjoy Print, e fiquei apaixonada pela funcionalidade durante o ano todo. No meu primeiro planner, investi muito na decoração e canetas coloridas pra deixar tudo bonitinho. No meu caso um planner é terapêutico e um aliado para diminuir a ansiedade.

Foto Enjoy Print


Confesso que em alguns meses, por conta da correria, o máximo que usei foi uma caneta em gel (que prefiro sempre) e marcadores de texto em cores variadas, usando o método do color code (Quando usamos uma cor para cada área específica. Exemplo: Saúde, verde; Profissional, azul; Financeiro, rosa... e por aí vai).

Confesso que ainda gosto de decorar e deixar tudo bonitinho, mas o intuito do planner não é esse e você pode ter um e optar por usar apenas uma caneta esferográfica azul e nada mais. O planner é seu e você que vai escolher a melhor forma de anotar o que precisa, sem a obrigação de deixar tudo colorido. 

O que me ganhou no planner foi a diversidade de ferramentas com as múltiplas coisas que conseguimos fazer em um só espaço. Funciona como uma agenda, só que com plus de espaços para marcar informações financeiras, senhas e logins, colocar suas metas, rastrear hábitos e até mesmo um controle alimentar. Além disso, você consegue ter uma visão mensal e semanal.

Pra mim, a única desvantagem de um planner anual é o valor, que geralmente é alto, mas é um investimento. Pesquisando, você encontra de vários preços. Quanto mais coisa e mais qualidade, maior o preço. Você precisa avaliar se vale a pena ou não, conforme a sua necessidade e condição, e ah! se você vai ter disciplina para preencher todos os meses.  

Hoje, algumas empresas oferecem opções de três a 12 meses. Desta forma, você pode comprar o de menor tempo para fazer um teste, ver se vai se adaptar ao método. Além disso, em alguns casos, você tem opções de "inserts" pra colocar o que achar útil e lhe servir, como uma organização alimentar ou então espaço para anotação fitness sobre peso, medidas e etc. Mas ó, importante lembrar que embora algumas empresas ofereçam essas possibilidades, geralmente, o planner vem pronto.

Este ano eu optei pelo planner da ACraft, no tamanho A5. Como contei, ano passado eu usei o da Enjoy, completíssimo, mas pesado e grande, o que não era muito prático - pra mim, nem mesmo na hora de guardar. Mesmo não usando neste ano, ainda acho que a Enjoy Print é uma das melhores opções nacionais. 

Foto Vitor Martins


Neste da ACraft os meses são separados em blocos de trimestrais, sendo assim, para todo o ano você precisa comprar quatro blocos. Você decide se quer comprar logo os quatros ou se vai um por vez.  Nos blocos você tem visão mensal, semanal - com espaço para escrever na vertical, controle financeiro, rastreador de hábitos e ainda espaço para anotações. O mais legal da ACraft são as possibilidades de adicionar coisas como pasta plástica para guardar adesivos ou papeis, porta caneta e blocos de cadernos pautados, pontilhados ou lisos. Sem falar da qualidade das capas em couro sintético que são incríveis e lindas.

Não saberia dizer qual planner é melhor pra você, afinal, isso é muito pessoal. Neste ano resolvi experimentar outro, conhecer outra empresa. A minha dica é: pesquise e avalie o que melhor lhe atende. Se você não faz controle alimentar, pode escolher um que não tenha ou se faz, pesquise que com certeza vai ter um com o que precisa. Tamanho é a mesma coisa; depende a sua intenção e necessidade. Embora eu carregue pouco o planner, no meu caso é importante ter um menor para facilitar até mesmo na hora de guardar. 

A única certeza que eu tenho é que, independente do método que escolher para se organizar, se conseguir fazer isso, vai poder avaliar ao final do ano como você foi, se conseguiu tudo o que desejava. É importante dizer que não existe a obrigação de ser produtivo e nem de realizar muitas coisas. Vá no seu tempo e fazendo o que der conta, se você tiver o controle sobre isso é uma grande vantagem. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário