APOSTAS PARA O OSCAR 2019


Entre o fim e o começo de ano, há inúmeras premiações para quem acompanha e curte séries e filmes. A minha preferida, sem dúvidas, é o Oscar. Esse é o momento em que os apaixonados por cinema sentam no sofá, pegam a pipoca, a caneta, o papel e se jogam na maratona com o objetivo de escolher o preferido em cada categoria. Deve ter uns cinco anos que acompanho a premiação e tento assistir a todos os filmes indicados nas principais categorias, com direito a gabarito impresso para anotar os preferidos e controlar o que foi visto e quais ainda faltam. Esse ano não foi diferente e tô aqui pra contar quais são as minhas apostas para o Oscar 2019. 


📸 Cinematographe


MELHOR FILME
São oito filmes indicados nesta categoria. O primeiro que assisti foi Roma, na Netflix, logo no comecinho deste ano. Aí a lista saiu e dei continuidade na maratona. Faltando pouco menos de 15 dias para o Oscar, a minha aposta é, sem sobra de dúvidas, o filme Green Book. Na sequência vem  Bohemian Rhapsody, Roma, A Star is Born, Inflitrado na Klan, A Favorita, Pantera Negra e Vice.

📸 Papo de Cinema


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL E ADAPTADO
Nesta categoria é avaliado o roteiro inédito, que nunca foi produzido de nenhuma outra forma. Para este ano, os indicados são: Green Book, Roma, First Reformed, A Favorita e  Vice. Geralmente, quem leva o melhor roteiro é também o vencedor de melhor filme, mas essa não é uma regra. De qualquer forma, a minha aposta continua sendo em Green Book ou então, Roma. Na categoria Roteiro Adaptado, a minha aposta é 'Can You Ever Forgive Me?', seguido de 'A Star is Born'.

📸 Cinepop

MELHOR DIRETOR
Adam Mckay concorre por 'Vice', já Yorgos Lanthimos está na disputa por 'A Favorita', Pawel Pawlikowski é o responsável por 'Guerra Fria', Spike Lee dirigiu 'Infiltrado na Klan' e Alfonso Cuarón compõe a lista por 'Roma'.  A minha aposta, desde o início é o Alfonso Cuarón, por Roma. Ele é velho conhecido da lista do Oscar e a última vez que subiu ao palco da premiação foi em 2014 para buscar a estatueta que deu a ele o título de melhor diretor, por 'Gravidade'. Aliás, se não assistiu, veja, é maravilhoso. Ele também é o responsável pela fotografia de Roma, e aí nem precisa falar mais nada, né?

📸 Cinepop 


MELHOR ATRIZ
Essa é uma das categorias que mais me deixou em dúvida! Neste ano, Yalitza Aparício (Roma), Olivia Colman (A Favorita), Glenn Close (A Esposa), Melissa McCarthy (Can You Ever Forgive Me?) e Lady Gaga (A Star is Born) foram indicadas. Minha aposta vai para Yalitza Aparício que deu um show em Roma. Um filme com pouco diálogo, mas que é de uma emoção e poesia sem igual. Coladinho nela está Melissa McCarthy, minha segunda preferida ao prêmio, seguido de Olivia Colman, Glenn Close e Lady Gaga. Nesta mesma ordem.
📸 Papo de Cinema

MELHOR ATOR
Por ser uma das principais categorias, é também a que mais gera dúvidas. Ainda não estou 100% certa da minha aposta, mas se a premiação fosse hoje, minha aposta seria em Rami Malek (Bohemian Rhapsody), seguido de Viggo Mortensen (Green Book), Bradley Cooper (A Star is Born), Chirstian Bale (Vice) e Willem Dafoe (At Eternittys Gate). 

No mais, minhas apostas também vão para:
Atriz Coadjuvante: Emma Stone (A Favorita) 
Ator Coadjuvante: Mahershala Ali - Green Book
Melhor animação: Wifi Ralph - Quebrando a Internet
Trilha Sonora: O Retorno de Mary Poppins

Melhor Edição: A Favorita
Fotografia: Roma
Cancão Original: Shallow - A Star is Born





Uma curiosidade é que neste ano, dos oito indicados, três filmes trazem personagens negros como protagonistas: Pantera Negra, Infiltrado na Klan e Green Book. Em uma premiação que já chamou atenção pela ausência de atores negro e foi palco para campanha como hashtag #OscarSoWhite, não tem como não perceber que as coisas estão caminhando, e que há sinais de progresso pra desfazer o esteriótipo de que essa é uma premiação elitizada em que só brancos são enaltecidos pelo talento na telinha. Mas a gente sabe que, apesar disso, há muito a melhorar.

A premiação do Oscar será realizada no dia 24 de fevereiro e deve ser transmitida pela TNT e também pela Globo, depois do BBB.  Eu recomendo acompanhar pela TNT, a tradução e os comentários são sempre excelentes.  Lembrando que essas são apostas de quem assiste e gosta, na diversão, com a plena clareza que as minhas escolhas são na base do Gosto x Não gosto, e não na experiência de uma pessoa especializada em cinema. Fechado?!


Para quem também gosta de acompanhar o Oscar, eu fiz alguns templates para usar no story do Instagram e contar para aos seguidores quais são as indicações. Só baixar, subir para a plataforma e preencher com as suas indicações ao prêmio. Se tiver dificuldade em baixar, me manda um e-mail que eu te envio as artes para download direto no celular. Se fizer, me marca para eu ver quais são as suas apostas.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário