NÚCLEO MANOEL CARLOS DA VIDA REAL



Já parou para pensar em como toda pessoa que passa pela sua vida, já estava ali por algum motivo? Calma! Não é papo de doido, vou explicar. Sabe na novela do Manoel Carlos, Walcyr Carrasco ou da Glória Peres que há os núcleos? Núcleo Leblon, núcleo engraçado, núcleo dos vilões, núcleo Marrocos e por aí vai, mas que todos estão interligados de alguma forma? Então, se você reparar, a vida funciona mais ou menos assim, só que com menos glamour e doses um pouco mais duras de realidade, eu diria.

Dia desses descobri que o sogro de uma cliente do escritório que trabalho é afilhado da tia da minha mãe, e que eles cresceram juntos. Tem também o ex-namorado de uma prima que é irmão da namorada de um amigo bem próximos. Essas coincidências que me deixam sempre com cara surpresa e pensando como essas pessoas chegaram até a mim e o porquê.

A impressão que tenho é que todo mundo que vai passar por nós durante a jornada aqui na terra, já está aqui de alguma forma, e que os encontros serão inevitáveis, hora ou outra vão acontecer. Coisa do destino que parece escrito por um autor desses de novela. Aí deixo você escolher o seu preferido, conforme a sua vida, se tem mais drama, mais comédia, mais romance. Eu vou de Manoel Carlos porque sempre quis passear pelas ruas do Leblon, segurando minhas baguetes quentinhas que comprei na boulangerie do bairro, parar na banca de jornal para pegar meu exemplar, claro, sempre sorrindo e acenando para os vizinhos e transeuntes que nem conheço, com música do Tom Jobim de trilha. Chique demais!

Me divirto reparando essas ligações. Gosto de pensar que Deus, lá da sua morada, tem um arquivão online (moderno!) onde ele guarda uma ficha de cada um de nós. Em cada bloco ele anota as pessoas que vamos encontrar durante toda a vida e já puxa automaticamente quais dessas pessoas podem oferecer outros personagens pra compor essa história. Por exemplo: o primo de terceiro grau da Maria, que é sua cabeleireira, pode ser o namorado da sua melhor amiga. Ok! Você pode não acreditar em Deus e nem que as coisas lá no céu sejam tão modernas assim, mas vai me dizer que essas ligações não acontecem com você? Só reparar.

Toda vez que eu puxo esse papo com alguém, fico um tempão debatendo, porque a outra pessoa sempre lembra de alguma situação semelhante. Enquanto escrevia esse texto, lembrei que uma amiga tinha uma colega de trabalho que era filha de uma prima da minha mãe. Seria bem 'ok' se essa prima da minha mãe não morasse em Araxá, a minha mãe em Uberaba e a minha amiga em Goiânia.

Teve também o motorista do Uber que me contou que é amigo de um tio que hoje mora em São Paulo. Disse que conheceu ele no exército, lá em Brasília. Chegamos a esse papo por causa do sobrenome que é até bem comum. Eu nem passei essa informação pra frente, mas com tantos Uberes disponíveis, como esse, justo esse, atendeu o meu chamado e me contou essa história? 

É isso, só queria plantar essa sementinha da confusão na sua cabeça. Pode reparar, as pessoas que estão na sua vida, já estavam muito antes de chegar, seja por meio de outras pessoas ou situações. Coisas da vida né, ou das novelas da Globo. Plim, plim! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário