METAS NO PAPEL

Há alguns bons anos que mantenho a tradição de fazer listas de metas e objetivos. Não sei exatamente quando comecei, possivelmente devo ter visto alguém fazer e achei a ideia interessante. Eu adoro! Acho que, além de influenciar no poder do desejo quando a gente põe no papel, é um termômetro maravilhoso pra ver as mudanças que são capazes de acontecer durante um ano.

Ano passado escrevi uma carta para mim e que deveria ser aberta somente no dia 31/12, último dia do ano . Como essa carta estava no envelope dentro do meu diário, que eu escrevo com certa frequência, no dia 28 de dezembro, já lembrei que dali a três dias eu tinha uma função: abrir o tal envelope que estava lacrado.

Aí que dia 31 chegou, menos de 24 horas para o ano novo e eu enrolei o dia todo pra ver o que tinha sido cumprido ou não. Não lembrava a maioria das metas, e sei lá, bateu um medinho estranho de frustração. Abri o tal envelope. Lá tinha duas folhas A4 escritas na frente e no verso. Nessas folhas, 24 metas que deveriam ser realizadas nos 12 meses de 2018.

Na primeira meta eu já tava balançando a cabeça em negativo. Não tinha cumprido e ela nem fazia mais tanto sentido. Não entendi o motivo tão especial de ter sido a número um da lista. Estranho! A segunda, ok... a terceira acho que deu pra considerar que sim, a quarta não, a quinta eu nem queria mais. E assim desci até a 24ª, avaliando uma por uma. Das 24, nove foram concluídas integralmente e com sucesso.  

Considerei o saldo bem positivo, afinal, que ser humano com um pouco de juízo faz uma lista com 24 metas que devem ser realizadas em 12 meses? Quase duas por mês. Metas que exigem um pouco mais de tempo. Loucura! Das que sobraram, três estão encaminhadas para a conclusão agora, em janeiro.

Ainda não fiz as minhas metas para 2019, gosto de fazê-las um dia antes do meu aniversário, dia 14 de janeiro.  O que aprendi nesses anos todos, e em especial nesse que caprichei na quantidade de coisas, é que devo ser mais direta com o que quero. Tem coisa que é obrigação e que não deve entrar em uma lista assim. Para este ano farei duas listas: Metas & Objetivos e Obrigações. Hahahahhaah

Eu acho essencial externar esses desejos no papel. É uma forma de ter um norte para as coisas que queremos realizar no ano que começa. Ainda que eu não lembrasse de tudo, tinha coisas ali que quando consegui realizar, eu lembrei da lista. Talvez eu não a feche mais em um envelope, assim, os desejos estarão ao alcance dos olhos e fica mais fácil lembrar, e claro, realizar.

De toda forma, recomendo a experiência de escrever uma carta para você, para que seja aberta no futuro. Acho que dessa vez vou estender alguns anos a mais e abrir daqui uns cinco, talvez. É incrível perceber o quanto a gente muda, quantas coisas acontecem e como evoluímos. A vida é isso, né.

Sobre as metas, faça como quiser, coloque o que sentir que precisa realizar, siga seu coração. Separe as metas e objetivos das obrigações. Como disse antes, seja direto, assim, você pode se concentrar melhor no seu desejo e correr atrás para riscar esse item da sua lista. Vai com fé! Ficarei na torcida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário