SEGURA A ONDA



Tenho a ligeira impressão que o mundo está cada vez mais sem noção e grosseiro. Perdi as contas das vezes que tentei justificar a grosseria dos outros pra parecer menos pior. "Talvez não esteja num dia bom". "Deve tá acontecendo alguma coisa". "Coitado(a) deve tá passando por algum problema". "É cansaço". "É a correria". Parei! As pessoas são educadas porque são e fazem questão de ser.

Como eu descobri isso? Vivendo! Sou meu principal exemplo, sem falsa modéstia. Não é todo dia que acordo bem, que estou feliz ou que estou com a vida resolvida. Tem dias que levanto da cama com vontade de mandar meio mundo pra casa do Capiroto, que dá tudo errado, mas seguro a minha onda o máximo possível pra não fazer o outro de escudo pra minha revolta.

Aprendi vivendo mesmo, vendo o povo ser 'cavalo' de graça. Fiz disso um espelho reverso que não deixa refletir. Se eu consigo, porque o outro não consegue? Não é impossível, aliás a conta é fácil, fácil. Se quer ser mal educado, entra na bolha, não sai de casa, fica offline, não responde. A vida segue...

Com o tempo eu aprendi a cortar essas coisas. Costumo dizer que falta de educação comigo é uma vez só. Acredito que a forma como a gente trata o outro vem muito de berço também. Cresci ouvindo da minha mãe dizer que eu deveria ser educada com os outros ao máximo, e tratar da forma como gostaria de ser tratada. Nem sempre a reciprocidade vem, mas eu faço a minha parte. Aprendi direitinho. Mas não vou mentir, não consigo me acostumar com gente grossa!

Não faz muito tempo que uma assessora de comunicação gritou comigo no telefone. Liguei porque precisava do retorno sobre uma questão importante que iria me ajudar e também a ela.  Estávamos no mesmo barco, mas ela preferiu, no lugar de falar educadamente, gritar. Fiquei assusta, inocentemente, eu tô sempre esperando o melhor das pessoas, ou, pelo menos, um tratamento educado. Sabe de nada, inocente.

Há uma semana aconteceu outro episódio. Não de gritos, mas de  grosseria de gente que, mais uma vez, estava do mesmo lado que o meu. Respondi 'ok' e segui minha vida, mas evito o máximo de contato porque, de novo, se eu consigo, porque o outro não? É grosseiro porque quer, e eu não preciso disso.

Não quer dizer que sempre fui um anjo, mas a gente aprende, ás vezes, da pior forma. Quando percebo que sou grossa gratuitamente,  faço questão de reparar na hora. A gente nunca sabe de que forma isso vai bater no outro. Ainda que estejamos péssimos, a nossa ignorância pode afetar de forma irreparável. Meu dia pode estar ruim, mas a minha forma de agir pode ser um gatilho. Falo com conhecimento de causa.

Não é cagação de regra, é mais um desabafo mesmo. Por mais calejada que esteja, sempre fico refletindo pra saber onde foi parar a boa, velha e saudosa educação. Não tenho culpa se tá corrido, se tá difícil, se tá ruim, se não conseguiu a resposta, se não sabe, se tá cansado (a), se não é um dia bom. Educação é de graça, não custa nada e cabe em qualquer lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário