INVESTIGAÇÃO CRIMINAL
Pra quem gosta de séries de suspense e casos policiais, a Netflix traz uma produção que conta oito casos que ganharam a mídia nacional. "Investigação Criminal" é a versão da série exibida pelo canal A&E, de 2012 e que agora apresenta a versão brasileira com crimes nacionais.
Os casos Isabella Nardoni, Suzane Von Richthofen, Mércia Nakashima, Glauco Villas Boas, Farah Jorge Farah, Crime da Oscar Freire, Ives Ota e Maníaco do Parque são contados individualmente. Em cada episódios os fatos são explicados por especialistas como delegados, peritos, investigadores e psiquiatras forenses que trabalharam para a resolução dos crimes.
Soube dessa série pelo Stories do Dudu. No auge do ócio resolvi assistir. Se você é um voraz assistidor de séries, sabe que existe uma regra importante para este grupo: entre atualizar as séries atrasadas e começar uma nova, a prioridade é iniciar uma nova! Logo de cara assisti quatro episódios. Cada um com cerca de 40 minutos.
Não é um gênero que tenho costume de assistir, afinal, fui uma pessoa que cresceu vendo - com muito medo - o Linha Direta, todas as quintas, na Globo. Embora nesta série do Netflix não passe a reconstituição dos casos, assim como era feito no Linha Direta, os especialistas contam o passo-a-passo dos crimes.
Não fiquei com medo (palavra de quem tem muito!), mas bastante impressionada com a frieza dos assassinos e de como a justiça no Brasil é frágil e falha. Uma pessoa que mata a outra é condenada a, por exemplo, 30 anos de reclusão. Cumpre seis anos da pena e vai pro semiaberto quando é autorizado pela justiça que o individuo volte a conviver em sociedade e saia para estudar ou trabalhar das 7h às 19h. Dá uma revolta sim!
Todos os casos são chocantes. Os episódios que recontam os crimes de Isabella Nardoni (2008) e Ives Ota (1997) foram os que mais me deixaram com nó na garganta. O do Maníaco do Parque (1998) me apavorou. Lembro bem quando o caso ganhou as manchetes dos jornais e só se falavam disso. Hoje, 20 anos depois, com mais consciência das coisas, terminei o episódio com um sentimento muito ruim.
Depois de assistir aos oito capítulos, terminei achando os investigadores do Brasil fodas. Sabe aquelas coisas que acontecem em ficção policial americana, em que descobrem o autor do crime por causa de um copo que foi deixado no cenário do crime? Então!
Dei uma pesquisa e descobri que há outras séries do estilo no Netflix, mas primeiro vou assistir pra saber se valer a pena e volto pra contar. De qualquer forma, fica a dica da série. Fico aguardando a segunda temporada do "Investigação Criminal" com outros casos daqui. O que não falta é material para produzir. Uma infeliz realidade.
Marcadores:
Pra Assistir