CARA DE QUÊ?



Pra você, qual é a cara certa que devemos ter? Essa cara mesmo que você tá pensando, essa que cada um tem uma. Ao logo dos meus 30 e poucos anos, ouvi inúmeras vezes que eu não tinha cara de muitas coisas, e confesso, cada vez que ouço comentários do tipo, me questiono qual é a cara que eu devo ter.

Fui numa festa. "Mas você não tem cara que vai em festa". Ouço uma música diferente. "Imagina, você não tem cara que gosta desse estilo". Decido pintar o cabelo de uma outra cor. "Nossa, nunca imaginei!". Se digo que gosto de tal coisa. "Mas vocêeee?". Proponho algo diferente. "Olhaaaaaaa, mas você hein, quem diria". Falo que vou fazer algo normal que qualquer pessoa faria, tendo cara ou não. "Mas você não tem cara que faz". Sério! Para!

Eu passo por isso desde que me entendo por gente. Quando eu tinha uns 15 anos, fui em uma loja de um conhecido da minha mãe. Não me lembro como o assunto surgiu, mas ele soltou uma pérola que dizia que jamais me contrataria pra trabalhar na loja dele porque eu tinha cara brava e não tinha cara que ia me sair bem. Haviam detalhes importantes no meio do caminho: Eu não estava procurando trabalho e nem tinha pedido uma vaga pra ele. Eu, que sempre fui muito tímida, quis me enfiar em um buraco.

Talvez os comentários sejam porque não sou uma pessoa muito carismática, mas eu juro que nunca mordi em ninguém. Ainda! Me esforço diariamente pra ser uma pessoa simpática e agradável. Embora "tenha cara de brava", eu faço o possível para ser sempre muito educada. Hoje, quando tava pensando neste post, lembrei dessa passagem. É tipo julgar o produto pela embalagem, o livro pela capa, e eu que por muito tempo fui a menina com a autoestima no chão, me retraio todinha.

Não vou mentir, dependendo do dia, me irrita bastante ouvir ou ler que eu não tenho cara de alguma coisa. A vontade é sempre responder "Eu faço muita coisa que eu não tenho cara e que você não faz nem ideia". Embora seja a minha resposta preferida e que sai vez ou outra, evito por que acredito que a pessoa nem fala na maldade. Mas ó, sempre quando alguém diz que não tenho cara de algo, é como se me falasse que eu não estou adequada para aquilo. 

Tem muita gente que tem cara de anjo de candura e é o capeta em forma de pessoa, e vice-versa. Tem gente que você convive a vida inteira e não consegue conhecer, então me fala, que fator limitador é esse que as pessoas tanto gostam de usar pra falar que você tem ou não cara pra fazer algo? Não dá mesmo pra julgar sem saber de fato o que se passa dentro da pessoa. 

Talvez isso fosse algo pra tratar na terapia! hahaha Eu sei! Mas há tempos queria trazer esse assunto pro blog e cada vez que alguém falar que eu não tenho cara de gostar ou estar, mandarei o link. Cuide com o que você fala, é um clichezão, mas tá todo mundo enfrentando uma batalha que, ás vezes, você nem faz ideia, e um comentário desse, por mais inocente que seja, pode atingir em cheio quem ouve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário